Orientações Gerais.
Escolha um local bem tranqüilo, procure estar só ou com companhias muito íntimas. Desligue a TV, não atenda ao telefone, usufrua este momento com seu bebê. Se possível coloque uma música e se você estiver muito tensa, respire por alguns minutos lenta e profundamente.
De preferência, sente-se em uma cadeira ou poltrona com braços de apoio. Não esqueça de lavar as mãos. As mamas devem ser lavadas somente durante o banho e é recomendável, antes e depois de amamentar, passar o próprio leite nos mamilos.
O bebê deve abocanhar o bico e a maior parte da aréola. Para facilitar, você pode estimular o reflexo de mamar passando o bico do seio nos cantos da boca ou no lábio inferior do bebê. Depois de abocanhar o seio, os lábios do bebê devem estar virados para fora.
A duração da mamada é variável de um bebê para outro. Se não houver desconforto, deixe ele estabelecer o ritmo. Com o tempo, você saberá quando o seu bebê está satisfeito.
O importante é que você e o bebê estejam saudáveis e sintam-se bem e felizes.
Dicas essenciais.
" - Cuidado: o corpo do bebê não pode ficar na posição horizontal, pois favorece o aparecimento de dor e fissuras;
" - O bebê tem de estar calmo e em alerta;
" - Depois de escolher a melhor posição, faça um "C" com uma das mãos. O polegar deve ficar na porção superior da mama e os outros dedos unidos, na porção inferior. A boca do bebê deve estar alinhada ao mamilo;
" - Espere o bebê abrir bem a boca e leve-o na direção da mama;
" - Espere o bebê sugar algumas vezes e solte a mão que apoiava a mama;
" - O bebê precisa abocanhar a maior parte da aréola. Na pega correta, os lábios devem estar voltados para fora como uma "boca de peixe". Os músculos da face precisam realizar o movimento de ordenha.
No início é recomendado amamentar o bebê de 8 a 10x/24h. Eles mamam cerca de quinze a vinte minutos em cada seio, mas a duração da mamada varia de bebê para bebê.
Benefícios para o Bebê
" - Alimento mais adequado do ponto de vista nutricional;
" - Fornece anticorpos;
" - Fácil digestão;
" - Evita contaminação;
" - Diminui a possibilidade de problemas alérgicos e respiratórios;
" - Menor probabilidade de diarréias;
" - Papel fundamental no desenvolvimento da arcada dentária.
Benefícios para a Mãe
" - Favorece a perda de peso;
" - Favorece a volta do útero ao tamanho original;
" - Diminui a chance de ocorrência de câncer de mama.
Como saber se o bebê está mamando o suficiente.
Como seria bom se o seio fosse transparente, com os risquinhos indicando quantos mililitros de leite já foram tomados! Nas primeiras semanas, é difícil não se perguntar se o bebê está obtendo todo o leite de que precisa. A dúvida fica maior ainda se ele requisita o seio o tempo todo ou se não se acalma depois de mamar.
Depois do primeiro ou segundo dia de vida, em que o bebê está mais sonolento, é normal ele parecer que está sempre com fome. Isso porque ele provavelmente está sempre com fome, já que o leite materno é digerido bem rápido.
A maioria dos recém-nascidos quer mamar entre 8 e 15 vezes ao dia depois do quarto dia de vida, e no fim da primeira semana esse número costuma se estabilizar em entre seis a oito mamadas (ou seja, mais ou menos de três em três ou de quatro em quatro horas).
Na primeira semana, não adianta forçar muito a barra para estabelecer horários. Você e o bebê ainda estão se acostumando, por isso seja flexível e dê o seio quando ele pedir.
Também não resolve pesar o bebê logo de cara para ver se ele está mamando bem, já que os recém-nascidos costumam perder, nos primeiros três dias, entre 5 e 10 por cento do peso com que nascem. Depois desse período, entretanto, ele deve começar a engordar, e uma pesagem no consultório do pediatra, ao fim da primeira semana, por exemplo, já pode ser comparada ao peso com que o bebê saiu da maternidade para ver se ele está começando a ganhar peso.
Há outras formas de avaliar se o bebê está mamando o suficiente, e existem sinais que mostram que talvez ele não esteja recebendo o tanto de leite de que precisa. A desidratação é bem rara nos recém-nascidos, mas é importante conhecer os sinais de que o bebê está mamando bem para alertar o médico se alguma coisa parecer errada. Os sinais de que ele está mamando direitinho são:
• O bebê mama no mínimo de seis a oito vezes por dia nas primeiras três semanas.
• As mamas esvaziam e ficam mais macias depois que o bebê mama.
• O bebê apresenta uma tez saudável e a pele é firme -- se "beliscada" (com muita suavidade, claro), ela volta imediatamente para o lugar.
• O número de fraldas molhadas começa a aumentar a partir do quinto dia. Num período de 24 horas, o bebê deve ter molhado entre seis e oito fraldas. (Nas fraldas descartáveis, para saber se ela está bem "xixizada", compare o peso da fralda usada ao de uma fralda seca. Ela deve estar mais pesada.) A urina do bebê deve ser clara e sem cheiro.
• Observar a deglutição do bebê, ou seja, perceber que ele engole o leite quando mama.
• O bebê faz cocô amarelo-mostarda ou mais escuro. A partir do quinto dia depois do nascimento, as fezes devem começar a clarear.
Quais são os sinais de alerta de que meu filho não está mamando o suficiente?
Converse com o pediatra se:
• O bebê não começar a repor o peso que perdeu após o parto. Ao fim da primeira semana, ele já deve estar começando a ganhar algum peso (não em relação ao peso com que nasceu, mas em relação ao peso com que saiu da maternidade).
• Seu seio não parecer ter "esvaziado" depois que ele mama.
• O bebê ficar inquieto e letárgico na maior parte do tempo.
• O bebê apresentar covinhas ou fizer barulhinhos com a língua enquanto mama. Esses são sinais de que ele não está abocanhando o seio direito (a chamada pega). Tire-o do seio e tente de novo. Se continuar com dificuldade, procure ajuda.
• O bebê não chegar a molhar seis fraldas num período de 24 horas a partir do quinto dia.
• A partir de cinco dias depois do parto, o bebê não fizer cocô todos os dias ou só fizer bolinhas pequenas e escuras.
• A pele e os olhos do bebê forem ficando mais amarelos, em vez de menos, depois da primeira semana.
• O rostinho dele não tiver ficado arredondado quando ele estiver com cerca de 3 semanas.
• A pele do bebê continuar enrugada depois do fim da primeira semana.
Não haverá motivo para se preocupar se:
• Seu bebê estiver pegando o seio bem e mamar regularmente, de seis a oito vezes por dia.
• A amamentação não estiver dolorida e for confortável tanto para mãe quanto para o bebê (um pouco de irritação nos mamilos é natural nos primeiros dias).
• Seu bebê mudar de ritmo enquanto está mamando, ou parar de sugar e depois recomeçar. Também é bom sinal o fato de ele largar o seio naturalmente quando tiver terminado.
Com esses sinais, é muito improvável que o bebê não esteja mamando direito.