Dicas para você ter uma gravidez com mais qualidade e conforto.
Para dormir melhor
Ter um colchão firme e macio é fundamental para um bom sono das grávidas;
Outra dica importante é apoiar a cabeça em um travesseiro na altura do ombro. Se for muito baixo, o travesseiro acaba alongando os músculos do pescoço, trazendo desconforto, se for muito alto, machuca a musculatura gerando incômodo durante a noite;
Tente deitar de lado, a posição é a mais adequada para um bom sono e não causa pressão sobre o bebê;
Flexionar os joelhos também ajuda, assim o peso da barriga é compensado e a grávida tem mais apoio para relaxar;
Coloque um travesseiro entre os joelhos. Isso traz mais conforto e faz com que a perna de cima não pressione tanto a perna de baixo.
Alimentação para gestantes
Quando bater um enjôo experimente um picolé de limão, uma limonada ou mesmo água gelada com algumas gotas de limão. O tom gelado e o sabor cítrico são ótimos para acabar com o enjôo.
Evite gorduras, frituras, embutidos e enlatados. Dê preferência para alimentos assados, grelhados ou cozidos. Tente também não usar muito óleo vegetal como soja, milho, açafrão, girassol no preparo dos alimentos, nunca use gordura sólida como manteiga, margarina, banha.
O sal em excesso também pode se tornar um inimigo das mulheres grávidas. Reduza a quantidade de sal na hora do preparo dos alimentos. O sal em excesso pode provocar inchaço e a pressão alta.
O que uma grávida não pode comer?
Pela sensibilidade do organismo e facilidade de intoxicação, é aconselhável ficar longe de alimentos que oferecem esse tipo de risco, estão entre eles os enlatados, queijos frescos, natas, enchidos e carne gorda, peixes gordos, marisco, FastFood, bolos com cremes, refrigerantes e álcool, reduza os alimentos com muita gordura, como bacon, manteiga e embutidos, reduza alimentos com muito açúcar, especialmente aqueles pré-fabricados, como chocolates, balas, etc.
É importante salientar que os queijos frescos, as natas, os bolos com creme e o marisco, são alimentos que costumam estar na origem de algumas intoxicações alimentares e por isso, se algum dia se sentir tentada a provar um destes alimentos durante o período de gravidez e amamentação, certifique-se que estão dentro das condições exigidas para consumo.
O que pode Comer?
Frutas, vegetais e legumes frescos, carne magra, peixes magros, pão integral, gelatina, leite, sumos naturais e água. Prisão de ventre é um problema muito comum entre as grávidas. Para melhorar o funcionamento do seu intestino, você deve consumir cereais integrais, aveia, verduras cruas, mamão, bagaços de laranja, ameixas pretas secas . Prefira as carnes na chapa, grelhadas.
Aumente com moderação a ingestão de frutas, verduras, pão, arroz, massas e legumes. Tente tomar entre meio e um litro de leite por dia. Também pode ser iogurte ou queijo.
Orientações úteis durante a gravidez!
A gravidez não é uma doença, mas precisa de acompanhamento médico para diminuir os riscos da mãe e do feto.
Álcool, fumo e drogas prejudicam você e podem prejudicar seu filho. Evite-os durante a gravidez.
Medicamentos e radiografias podem afetar a saúde do feto. Jamais se exponha a eles se não forem indicados pelo médico.
Um aumento excessivo de peso durante a gravidez não é desejável. Você mesma é quem mais pode evitar o excesso de peso, com medidas simples mas, que requeiram determinação e força de vontade.
Lembre-se que durante toda a gravidez o ideal é ganhar entre 9 e 13 quilos. Você é o melhor vigia.
Existe lentidão no trânsito digestivo. Sensação de estômago cheio e "prisão de ventre" são normais. Podem ser aliviados evitando comer em excesso, não deitando logo após as refeições e preferindo alimentos ricos em fibras (folhas).
Durante a gravidez aumenta a sudoração. Se possível, tome um banho de chuveiro todo dia.
A pele tende a ficar mais escura em algumas regiões. Proteja-se do sol ou use um chapéu.
Durante a gravidez aumenta o fluxo vaginal. Fluxo claro, sem cheiro, que não lhe causa coceira, ardor ou dor, não deve preocupá-la.
Escove os dentes após as comidas. A grávida pode ir ao dentista normalmente.
Use roupa folgada. Não precisa usar faixa, pois ela pode debilitar a sua musculatura. É aconselhável o uso de meias elásticas.
Evite ficar muito tempo em pé. Descanse com as pernas elevadas.
Evite sapato de salto, pois ele aumenta o risco de quedas.
Você pode praticar esportes, mas não aqueles que sejam violentos ou produzam fadiga excessiva. São recomendáveis as natações e as caminhadas.
Você pode trabalhar desde que seu ofício não produza fadiga física ou mental excessiva.
As relações sexuais são permitidas durante a gravidez, a não ser que seu médico as proibida. Procure uma posição que lhe seja cômoda.
Dores nas costas no final da gravidez são normais. Encoste totalmente na cadeira quando estiver sentada, evite levantar pesos e use um colchão duro para descansar.
Inchaço de pés e pernas, ao final do dia, não devem preocupá-la. Repouse com as pernas levantadas e, se possível, use meias elásticas.
Você deve procurar o Pronto Socorro se apresentar vômitos persistentes, diarréia, dor quando urina, febre, dor de cabeça que não melhora com analgésicos, sangramento vaginal, perda de líquido pela vagina, contrações, inchaço de mãos ou rosto, diminuição ou ausência de movimentos fetais ou qualquer sintoma que você considere anormal e que não esteja neste quadro.
Prepare-se desde agora para amamentar o seu filho. O leite materno representa o melhor alimento, pois além de amor proporciona defesa contra várias doenças que podem ser fatais.